sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A importância de Reciclar

O ato de brincar enriquece a identidade da criança porque ela experimenta outra forma de ser e de pensar; amplia suas concepções sobre as coisas e as pessoas e a faz desempenhar vários papéis sociais ao representar diferentes personagens. Além de aprender brincando, exposições bem organizadas, farão as crianças sentir-se valorizadas, aumentando a auto-estima e reforçando a importância da reciclagem.
Ao ver uma criança brincando com seu lápis como se fosse um carrinho ou um cabo de vassoura que vira um cavalo ilusório a criança expressa o processo maravilhoso do "faz de conta", pelo qual se envolve num mundo imaginário onde os desejos não realizáveis, podem ser realizados.
Porque não aprendermos a fazer brinquedos a partir de sucatas?
O reconhecimento da transformação de materiais recicláveis remete a criança a um reconhecimento de suas potencialidades criadoras e criativas.
A arte de construir brinquedos usando sucata poderá vir a ser a atividade lúdica que mais resultados poderão fornecer a formação de indivíduos únicos e autênticos, seres preparados para as incertezas de um futuro que logo se aproxima na construção das noções de responsabilidades com o meio ambiente.
Com sucatas podemos confeccionar jogos, brincadeiras atraentes e educativas com baixo custo. É um dos recursos que usamos na prática na educação infantil.

0 comentários:

Postar um comentário